03 novembro 2014

Resenha: Deixe a Neve Cair


Oi gente, tudo bom? Antes de tudo, quero pedir desculpas se eu esquecer de falar alguma coisa importante ou me confundir em alguma informação sobre o livro, eu o li há quase um ano, então não tenho tudo muito fresco na memória. Agora vocês me perguntam "Mas se você leu ano passado porque resenhar ele agora?" E eu digo para vocês que a resposta é bem simples: Há algumas semanas eu e minha família fomos comprar as decorações de Natal (no ano passado não tivemos nenhuma porque estávamos em mudança e nos desfizemos da árvore e das outras coisas antes do natal snif), e ontem acabei topando em um dos enfeites e puf!, espírito de natal mode ON!  
Sinopse: Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para insuspeitos encontros românticos. Em Deixe a neve cair, bem-sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego.

O livro é formado por três contos que estão interligados: O Expresso Jubileu, por Maureen Johnson; O Milagre da Torcida de Natal, por John Green; e O Santo Padroeiro dos Porcos, por Lauren Myracle. Confira a seguir uma breve sinopse e resenha dos três contos.
No primeiro conto do livro conhecemos uma garota chamada Jubileu, que de última hora teve que ir para a Flórida passar o Natal com os avós, o que ela não esperava era uma nevasca que descarrilhou o trem em que viajava. Jubileu então resolve sair do trem e acaba entrando e m uma Waffle House. Lá, ela conhece Stuart, um garoto com os pés cobertos por sacolas de plástico e o coração partido, e os dois conversam até Stuart oferecer sua casa para Jubileu esperar o conserto do trem. Entre bolinhos e chocolates quentes, vamos descobrir que aceitar a proposta de um estranho pode não ser tão terrível assim.
Jubileu não tem uma personalidade fácil, é justamente o tipo de personagem com quem eu não me dou muito bem. Apesar disso, a autora conseguiu conduzir muito bem a história. Ela nos apresentou personagens opostos, de forma que se você não gostou de um, vai gostar do outro. É impossível não torcer pelo casal, parece vindo de um filme sobre um amor de natal, mas ao mesmo tempo é muito real. Como se realmente acontecesse por aí. A minha impressão é de que existe alguma história como essa mundo afora.
Um trio de amigos, uma menina e dois meninos, durante uma maratona de filmes, recebem uma ligação: a Waffle House da cidade está lotada de líderes de torcida. Os dois garotos decidem enfrentar a nevasca pela oportunidade, e acabam arrastando sua amiga junto. Entre um acidente de carro e uma corrida maluca, John Green repetiu a receita: personagens inteligentes, frases engraçadas e o romance que parece tão real que você acaba esperando que aconteça com você. Foi o conto mais fraco, na minha opinião, talvez exatamente por ser a "fórmula do sucesso" de sempre do John Green. Foi a minha primeira experiência com o autor, aliás. E se a primeira impressão é realmente a que fica, pode estar explicado por que eu não gosto tanto assim do autor.
Foi o meu conto favorito. A personagem principal, Addie, é uma menina um tanto mimada, qualquer problema que ela tenha é muito maior do que o dos outros e tem proporções catastróficas (ao menos na sua visão). O seu natal é resumido em todo o seu sofrimento por ter sido responsável pelo fim do seu namoro e sua tentativa de dar o mini-porco que havia prometido à sua amiga. Tudo no conto me fez rir, desde a saga para achar o porco, até as besteiras e comentários completamente estúpidos. Foi impossível não ver um pouquinho de mim mesma em Addie algumas vezes (inclusive quando ela estraga o cabelo porque se sente culpada demais, o que é uma coisa ligada à auto-sabotagem, e eu com certeza já me auto-sabotei algumas vezes na vida).


Um livro que comprei por completo impulso. Achei que seria bom começar a ler John Green por um conto do autor, então acabei levando. Eu lembro que acabei o livro que estava lendo no dia 23, e em seguida já quis começar outro. Acabei encontrando Deixe A Neve Cair no meio dos livros novos, e pensei "por quê não?". Durante os dias 23, 24 e 25 tive a experiência do livro, e gostei, gostei mesmo, apesar de achar que fui um pouco influenciada pela época. Mas tudo bem se fui influenciada ou não, adorei a experiência de ler um livro sobre natal no natal, e já estou com a minha leitura natalina desse ano em mãos, esperando ansiosamente o dia 23 de dezembro!

Eu daria 4 estrelas, mas vamos entrar no clima e dar 4 flocos de neve!

6 comentários:

  1. Oi Wall, tudo bem? :)

    Que pena que não curtiu muito o conto do John... Eu só li A Culpa é das Estrelas e lembro que gostei bastante. E achei super meigo o último conto haha E o nome super cômico. Gosto quando me identifico com a personagem também.
    Hahahha adorei os 4 flocos de neve *-*
    Qual sua leitura pra esse Natal, flor? Fiquei curiosa.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim, Carol!
      O livro é Anjos à Mesa, que, pelo que eu vi, é um livro cujos personagens já apareceram em outros livros. Pelo que as pessoas falam é bem engraçado, com aquele espírito de natal que todo mundo adora! Depois do natal vai ter resenha dele aqui!

      Excluir
  2. Quero muuiiito ler esse livro, só essa semana eu li Cidades de Papel e Will & Will. Agora falta esse

    Blog http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    Página https://www.facebook.com/pages/Luxuoso-Estilo/175631289312048

    ResponderExcluir
  3. Primeiro eu preciso dizer que amei as fotos, tenho um globinho de neve parecido com o que você usou para tirar a primeira foto e sou completamente apaixonada por ele, é meu xodó. Não sou a maior fã de livros de contos, então esse não despertou nada de especial em mim, mas parece ser bacana.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu quero lerr!♥ Amei sua resenha♥
    bEijoos :*
    Amei seu blog estou seguindo, retribui?
    poetasdamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Antes de tudo,preciso dizer que seu blog é mágico! Você é extremamente talentosa com as palavras e tudo mais. Agora sim,esse livro é tudo de bom, um dos melhores que o John já escreveu e ah as fotos do post estão incríveis!
    Beijinhos,
    http://meninadoterceiroandar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir