31 março 2015

Resenha: A Mais Pura Verdade, de Dan Gemeinhart

A Mais Pura Verdade foi uma grande surpresa. O livro era fininho e eu achava que ia ser mais uma história sobre um garoto doente. Mas não foi. Foi muito mais que isso.


Mark é um garoto de 12 anos que gosta de escrever haicais, tirar fotografias e tem o sonho de escalar o Monte Rainier. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma melhor amiga chamada Jessie. Apesar de parecer uma criança normal, Mark é um pouco diferente dos seus outros colegas. Ele passou a maior parte da vida internado, tentando vencer uma doença degenerativa, sob cuidados especiais o tempo todo, e justo quando achava que havia superado tudo aquilo, recebe a notícia de que a doença voltou e que ele terá de recomeçar o tratamento. É quando ele resolve fugir para realizar seu maior sonho. Nem que seja a última coisa que ele faça.

Quando o livro chegou aqui em casa (obrigada, Novo Conceito!) fiquei super animada para ler, apesar de não estar com tantas expectativas. Me surpreendi muito à medida que fui lendo e fiquei realmente ansiosa para saber o que aconteceria depois. A história é muito leve e vai ficando maleável conforme a leitura vai avançando, ou seja, você consegue ler em intervalos ou de uma vez só. 

Os capítulos são voltados para a jornada de Mark, mas, ao final de cada capítulo, nós temos um "extra", que é, com certeza, a minha coisa favorita sobre o livro. No capítulo 1, por exemplo, temos a visão de Mark sobre a aventura, e depois temos o capítulo 1/2 (um e meio), onde sabemos um pouco como estão as coisas na casa do garoto, depois de sua fuga.

Outro ponto forte do livro são os períodos rápidos, não tem nem um pingo de enrolação no livro, sempre acontece alguma coisa e tudo o que acontece influencia na história lá na frente. Além disso, tiro o chapéu para a tradução da Novo Conceito, não vi falhas e tem até uma nota do tradutor falando sobre o quanto é difícil traduzir os haicais devido às peculiaridades da língua original do livro (inglês) e falando que a tradução preferiu pecar em estrutura do que mudar o significado do que Mark escrevia (para quem não sabe, haicai é um poema de três versos onde cada verso tem um número de sílabas pré-determinado).

A única reclamação que tenho a fazer é sobre a irritante insistência de enfiar o título do livro goela abaixo do leitor. Era algo como "eu gosto de presunto, essa é a mais pura verdade" ou até coisas do tipo "eu vivo, logo existo, essa é a mais pura verdade". O título fez sentido, pra mim, no final do livro, mas teria sido muito mais legal se o autor não viesse tentando empurrar o título para todo canto.

Apesar de ser citado o tempo todo ao lado de Extraordinário, a comparação não é válida. Com reviravoltas de tirar o fôlego, momentos comoventes e uma linda lição, A Mais Pura Verdade é um livro que promete te levar na maior aventura da sua vida. Comigo, a promessa foi cumprida.

2 comentários:

  1. Oi Waleska!!
    Também recebi esse livro,aliás tô lendo no momento;
    Até agora a história é muito linda,a escrita do autor é bem envolvente e sem enrolação mesmo como você disse.Tô vendo que o final promete mesmo ser emocionante :)
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro
    recebi os primeiros capítulos da editora agora fiquei na curiosidade pra saber o resto

    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    Blog Livros com café

    ResponderExcluir