23 julho 2014

Glimmerglass, por Jenna Black


Glimmerglass é o primeiro livro da série Fariewalker, de Jenna Black. O livro é narrado em primeira pessoa por Dana Hathaway, uma garota filha de mãe humana e pai feérico (o termo equivalente a fada no livro). Geralmente quando nasce alguém assim, a criança herda genes dominantes da mãe, ou seja, se a mãe for humana a criança será humana e se a mãe for feérica a criança será feérica. Mas no caso de Dana é diferente. Seu pai, Seamus Stuart, é muito poderoso, e em casos de pais feéricos muito poderosos há um embate entre genes onde ninguém acaba vencedor. E o resultado é um filho fariewalker, alguém capaz de transitar nos mundos mágico e mortal, que pode levar tecnologia à Faerie, a cidade mágica, e magia ao mundo humano.
Sinopse: Dana Hathaway ainda não sabe, mas vai acabar se metendo em apuros quando decide que é a hora de fugir de casa para encontrar seu misterioso pai na cidade de Avalon: o único lugar na Terra onde o mundo real e o mágico se cruzam. No entanto, assim que Dana põe os pés em Avalon, tudo começa a dar errado, pois ela não é uma adolescente comum – ela é uma faeriewalker, um indivíduo raro que pode viajar entre os dois mundos e a única pessoa que pode levar magia ao mundo humano e tecnologia a cidade de Faerie. . Não demora muito e Dana envolve-se no jogo implacável da política do mundo da magia. Alguém está tentando matá-la, e todos parecem querer alguma coisa dela, desde seus novos amigos e da família até Ethan, o lindo garoto com poderes fantásticos com quem Dana acha que nunca terá uma chance… Até ter uma. Presa entre esses dois mundos, Dana não sabe bem onde se encaixa ou em quem pode confiar, muito menos se sua vida um dia voltará a ser normal.

Confesso que quando a explicação dos genes fariewalker é dada, fiquei meio confusa porque não faz sentido genes dominantes ligado ao sexo, apesar de dois genes dominantes ligados ao mesmo genótipo fazerem um pouco de sentindo, mas enfim, me atrapalhei um pouco nessa explicação e não fiquei totalmente convencida. E não foi o único detalhe que me passou desapercebido.

Dana não fica na mesma cidade por muito tempo. Sua mãe a leva para cidades diferente constantemente, sob o pretexto de que, caso seu pai a encontre, a vida de Dana pode ficar complicada. O único problema é que a mãe de Dana está bêbada em 80% do tempo, o que dificulta a separação dos fatos reais dos demais.
Para fugir das responsabilidades jogadas sobre suas costas e da bebedeira da mãe, Dana foge para a Inglaterra, mais precisamente para Avalon, onde encontrará seu pai. 

Avalon foi um detalhe muito bem construído. É a cidade onde os dois mundos se encontram. Ela não pertence nem à Faerie, nem ao mundo normal, mas os cidadãos de ambos universos convivem lado a lado, sob suas próprias regras. E o livro todo se passa lá. Todo mesmo.


Eu esperava mais magia do livro, afinal, esse é o foco. A história que envolve as rainhas do mundo mágico, e a construção dos reinos e das sociedades é MUITO interessante. Mas não é desenvolvido. Durante o livro temos a narrativa de Dana sobre suas fugas, pessoas querendo matá-la, os dias que passa na casa de seu pai (uma nota importante sobre ele, Seamus sai de manhã e volta de noite, é impossível desenvolver uma descrição mais profunda sobre o homem, mesmo depois de terminar o livro não sei se gosto dele ou não porque a autora não me deu a oportunidade de conhecê-lo), e, claro, uma descrição bastante detalhada sobre a agitação de seus hormônios a qualquer mínimo contato com garotos. 

O mais legal sobre o livro, que é algo que noto em todos os livros narrados em primeira pessoa, é a sintonia de sentimentos entre personagem/leitor. Dana simplesmente não sabe em quem confiar, e eu também não sabia! É uma cama de gato, de tão confusa. Primeiro você acha que já sabe o que está acontecendo e de repente, *puf*, não sabe mais. E apesar de ter feito algumas pequenas reclamações eu acho que o próximo livro será melhor. A abertura deixada no final de Glimmerglass para sua continuação, Shadowspell, é ótima, e pelo visto, o segundo livro vai ter aquilo que eu estava esperando no primeiro *dedos cruzados*. Apesar de não ter atendido à todas as minhas expectativas, não desistirei da série porque ainda acho que Fariewalker tem muito potencial.

9 comentários:

  1. OI!
    Não conhecia o livro nem a série da qual ele faz parte...
    Foi bom conhecer!
    Mas, confesso que fiquei influenciada sim...rs
    Quem sabe fico com mais vontade de ler depois da sua resenha do próximo livro..rs

    Seguindo aqui!

    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim, pois espero gostar do próximo livro.

      Excluir
  2. Olá :)
    Ótimo blog! Estou seguindo. :D
    Gostei muito da sua resenha.
    Esse livro aparenta ter um assunto bem legal e interessante :D
    Bjus...

    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já tinha visto esse livro por ai, o que me chamou a atenção foi a capa que achei linda, mas sabia bem pouco sobre a história. Achei bem diferente, mas um tanto confuso. Ainda mais na parte que você tentou explicar sobre os genes. rs
    Parece ser interessante, mas ainda não foi o suficiente pra que entrasse na minha lista de leituras. Uma pena não ter atingido as suas expectativas, e espero que a continuação seja bem melhor! =]

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro por causa da temática, ams acredito que os pontos que te deixaram confusa vão me incomodar bastante na leitura. Vou deixar o nome do livro guardado para quando eu tiver coragem. Acho muito ruim me encantar com um livro e ele não ser tão bom.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser mesmo recheado de magia. Já curti. Não conhecia o livro, mas parece uma leitura bem interessante

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um novo estilo de livro de fantasia, com certeza. :)

      Excluir
  6. Adoro livros sobre fadas, magia e essas coisas! Confesso que também esperava mais quando li Glimmerglass, mas a partir do segundo livro as coisas ficam mais interessantes, pois outros personagens mágicos aparecem. Estou louca para ler o último livro da série, Sirensong, que se passa em Faerie!!
    Qual seu personagem preferido :) ? Eu gosto do Keanne, hehe ^^

    Bjos, ótima resenha!

    http://casteloanimado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir