10 outubro 2014

Trilogia "A Seleção" + Contos da Seleção


Oi gente, tudo bom? Quase todo mundo que eu conheço já leu ou pelo menos ouviu falar de A Seleção, e acho que a maioria de vocês também. Mas eu nunca falei sobre a trilogia aqui no blog, então achei que já era hora, né? Afinal, antes tarde do que nunca. 

Os livros se passam em um futuro distópico, onde os Estados Unidos deram lugar à Illéa, uma monarquia com uma sociedade dividida em castas, que são distinguidas conforme a profissão de cada um, sem possibilidade de mudança de casta a não ser por ordem real ou por casamentos. Para unir o povo à família real, foi criada a seleção: um evento para escolher a próxima rainha, a mulher do príncipe. Garotas dos mais diferentes cantos do país podem se inscrever, mas só 35 delas serão sorteadas e terão a chance de se tornar princesa. As 35 vão para o palácio e o príncipe elimina uma a uma da competição, até que reste apenas a princesa. Tudo isso acompanhado de perto pela emissora de televisão de Illéa.  


A SELEÇÃO: No primeiro livro da trilogia conhecemos America Singer, uma plebeia de casta Cinco (a casta dos artistas: cantores, músicos, pintores, escultores). A mãe de America tem plena certeza de que convencerá a filha a se inscrever na próxima seleção: o príncipe de Illéa, Maxon, acabou de completar a idade necessária para começar a busca por sua princesa. Mas America está decidida e não quer participar do sorteio, apesar de ser uma ótima oportunidade para tirar sua família de tantos problemas financeiros, e a razão para tamanha negação tem nome e casta: Aspen, um Seis. 
Os dois mantém um relacionamento escondido de todos, já que eles seriam, muito provavelmente, repreendidos (um casamento com Aspen obrigaria America a descer um nível de casta). Consciente das oportunidades que ser uma selecionada e que o palácio podem trazer para America, Aspen termina o relacionamento e insiste para que a garota se inscreva na seleção. Com o coração partido e a pressão da mãe, America coloca seu nome no sorteio e, adivinhem, ela é sorteada.
Estar no palácio, sob constantes ataques rebeldes, não era o que America queria, e disputar o coração de alguém que ela acha esnobe e pretensioso não estava em seus planos. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar. 

ATENÇÃO: AS RESENHAS E COMENTÁRIOS A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DO LIVRO "A SELEÇÃO".

A ELITE: A Seleção começou com 35 garotas, agora restam apenas seis. America nunca esteve tão perto de conquistar o amor de Maxon, mas quanto mais perto da coroa chega, mais confusa fica. A companhia de Maxon fica cada vez mais insubstituível, pelo menos até America trocar olhares com seu ex-namorado, Aspen, que é um dos novos guardas do palácio. Enquanto America está confusa em relação a seus sentimentos, as outras cinco garotas da elite sabem muito bem o que querem, e estão lutando como nunca para ganhar o tão sonhado título de princesa. Mas algumas surpresas nos aguardam no caminho, principalmente em relação às selecionadas, que, na minha opinião, tiveram bem mais destaque e foram a cereja do bolo. Nesse livro, Maxon nos é apresentado de maneira mais íntima. Problemas com a gestão do país e com a família real vem à tona durante os discursos do príncipe e os ataques rebeldes, mais frequentes no segundo livro. E as dúvidas do leitor também. Alguns dos motivos para preferir o príncipe ou o guarda acabaram por deixar de existir, como a questão financeira, por exemplo. Agora todas as escolhas dependem unicamente de America. Será que ela nasceu para ser princesa ou plebeia? 

ATENÇÃO: AS RESENHAS E COMENTÁRIOS A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS "A SELEÇÃO" E "A ELITE".
Me desculpem pela péssima qualidade dessa foto ;-;
A ESCOLHA: America não imaginava que iria tão longe. Agora que finalmente decidiu lutar por Maxon, as coisas pareciam bem menos complicadas. Mas só pareciam mesmo. Apesar de já estar decidida, Maxon não parece tão firme assim. Pelo menos eu, em vários momentos, vi uma America tentando mais do que nunca tentou, e um príncipe na defensiva como jamais esteve antes. Além dos conflitos intensificados entre os rebeldes e o palácio, várias outras coisas são desenroladas no livro. Em vários momentos somos pegos de surpresa, choramos por personagens que achávamos que nunca iríamos chorar e torcemos por personagens que não achávamos merecedores de nossa torcida. Na minha humilde opinião, o melhor livro da trilogia.

MINHA OPINIÃO SOBRE O FINAL DE "A ESCOLHA" (não contém spoilers): Eu sei que muita gente não gostou de como a história acabou. Eu, por outro lado, adorei. Acho que não tinha um jeito melhor de encerrar uma história como a de America, afinal tudo acabou sendo um grande conto de fadas.
  

CONTOS DA SELEÇÃO: O livro reúne dois contos: O Príncipe, que nos traz uma pequena parte da história contada por Maxon, onde podemos conhece-lo um pouco melhor (e nos apaixonar-mos mais, quem sabe), e O Guarda, que nos traz o ponto de vista de Aspen, depois de ter se tornado guarda no palácio. Confesso que depois dos contos comecei a gostar mais de Aspen (apesar de tê-lo achado um pouco chato), passei a entende-lo mais e algumas de suas escolhas pareceram bem claras para mim. Quanto à Maxon, só gostei mais e mais do príncipe. Eu nunca tinha percebido o quão rápido o fascínio por America tinha sido, e foi uma boa surpresa ver tudo sob o ponto de vista do Maxon. Sem contar que são coisas que ficamos sabendo antes mesmo da América (posso criar esperanças por causa disso? hahaha). Além dos contos, o livro conta com extras como uma entrevista com a autora, uma lista das selecionadas e uma das castas, as árvores genealógicas de Maxon, Aspen e America e duas playlists, a playlist oficial de A Seleção e a de A Elite (que na minha opinião fizeram o livro todo valer a pena, porque as músicas são lindas image).


UPDATE: Mais dois livros vêm por aí! The Heir (O Herdeiro, em tradução livre) será lançado em maio de 2015. No epílogo exclusivo de A Escolha, ficamos sabendo sobre a gravidez de América. Ao que tudo indica, não será só um herdeiro mas sim dois. O que vocês acham de um casal de gêmeos?
Além de uma continuação para a história de América e Maxon, teremos também mais dois contos: The Queen (A Rainha, em tradução livre), que nos contará a história da rainha Amberly, e The Favorite (A Favorita, em tradução livre), que nos contará a história de Marlee. The Queen será publicado primeiro em e-book e mais tarde no livro "The Selection Stories: The Favorite and The Queen" que, como o título diz, contará com as duas histórias.  
 

Ufa! Acho que ficou só um pouquinho maior do que eu planejava. Se vocês já leram a trilogia escreveram aqui nos comentários o que acharam, e se torciam para o Maxon ou para o Aspen, hehe. E se gostaram do post, falem aí nos comentários também, para que eu possa saber se trago ou não mais resenhas de séries e/ou trilogias seguindo esse estilo. Até a próxima, gente!

8 comentários:

  1. Oi Wal, tudo bem?

    Eu ainda não li a série... Me sinto um ET por isso hahaha Mas não por falta de oportunidade, mais por falta de interesse, sabe? Eu não sei porque, mas eu sinto que não gostaria da leitura. Tenho medo de começar e ser uma tremenda decepção :(
    Mas sabe, eu pretendo. Um dia, sim hahaha Minha amiga tem e quem sabe não peço emprestado pra ela?
    Adorei o seu post! E fiquei feliz em saber que tu gostou do final da série, realmente vi muita gente criticando.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sim, foi exatamente o que eu senti antes de começar! Acontece que é uma leitura super leve, em algumas horas você termina um livro, então não fiquei tão temerosa em não gostar.

      Beijão, Carol!

      Excluir
  2. Não consigo engolir essa série. Todo mundo ama de paixão, mas pra mim é tudo tão previsível que acaba perdendo a graça. Só li o primeiro livro, gostava mais do Aspen do que do Maxon, e ao ler o resto da sua resenha sobre os outros livros, ficou mais que claro que acontece tudo como imaginei mesmo. Sei la, a história tem potencial, a escrita da autora é boa, mas simplesmente não conseguiu me cativar :( mas que bom que o mesmo efeito não surtiu em você haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Começo de Tudo" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos dois primeiros livros eu realmente achei a história um pouco previsível, mas é como um bom e velho conto de fadas, haha! Agora, no terceiro livro rolou tantas surpresas que... meu Deus!

      Excluir
  3. Olá.
    Para mim só falta ler A Escolha. Estou morta de curiosidade por esse livro e para saber o que America vai saber. Não é um trilogia perfeita, mas são livros divertidos e rápidos de se ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A Seleção <3

    Adoro a trilogia - menos A Escolha que peguei raiva do livro e a Kiera! Ansiosa pelo lançamento dos novos livros, porque preciso de um final decente pr'A Seleção!! Hahah

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo fala tão bem dessa coleção que eu me sinto de fora por nunca ter lido, mas acho que vou mudar isso em breve porque a história realmente parece ser muito boa!
    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir