12 dezembro 2014

A receita para uma boa resenha

foto por Sandra Konrad
Apesar de existirem inúmeros blogs que se propõem a resenhar livros para o público, são poucos os que realmente sabem como fazer uma resenha. Claro que ninguém é obrigado a saber todas as regras da língua portuguesa na construção de um texto, afinal "o importante é a comunicação". Mas a partir do momento que você sabe como deve fazer, não custa nada gastar um pouco mais de tempo para fazer a melhor resenha que puder!
A resenha crítica tem uma norma padrão, como os outros textos literários, e a principal é o formato de uma resenha: ela deve apresentar uma introdução, um breve resumo da obra e a opinião do resenhista.

A introdução é onde você apresenta o produto que será resenhado. Digamos que estamos fazendo a resenha de um livro, é aqui que você vai colocar informações como o autor, a editora e o ano de publicação. Se a história de como esse livro chegou em suas mãos é interessante ou engraçada, faça um breve resumo dela na introdução, isso ajuda a "quebrar o gelo". A introdução deve ser pequena e concisa porém bem-feita, pois uma introdução pode cativar ou fazer alguém desistir de ler seu texto.

 A regra é que para ter adjetivos é preciso um substantivo. Não adianta falar o que você achou do livro sem que o leitor saiba alguma coisa a respeito dele, por isso é necessário acrescentar uma pequena sinopse. A própria sinopse feita pela editora pode ser usada, mas é sempre interessante criar algo novo, acrescentar coisas que possam intrigar mais o leitor ou até retirar algo que você achava melhor não estar lá. 

Essa é, de longe, a parte mais importante do seu texto, afinal não será uma resenha crítica sem a opinião de quem a escreve. Mas o que é importante falar? O que os leitores estão interessados em saber? Bem, posso apontar algumas coisas:


Essa é a minha receita para resenhas. Não sou uma profissional no assunto, muito pelo contrário, mas minha escrita melhorou bastante depois que estudei resenha crítica, e quando quero fazer uma só preciso responder às perguntas acima para obter as informações que quero dar às pessoas. Uma boa dica é elaborar suas próprias perguntas, sua própria "receita", para saber o que você quer falar antes de falar e filtrar as informações necessárias para obter o melhor resultado.
Se a dica foi útil ou se vocês têm alguma outra para compartilhar conosco, deixem aí nos comentários! Até a próxima, galerinha.

17 comentários:

  1. Adorei as dicas, Waleska!
    E seu blog é lindo, lindo ♥

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  2. Ei Waleska. Muito boa suas dicas. Eu estou começando agora a falar de livros, é amo vê dicas opiniões de como fazer uma boa resenha de livros. Amei suas dicas, beijos :D

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Tenho um blog literário e como estou no começo ainda tenho algumas dúvidas de como escrever bem e fazer ótimas resenhas, suas dicas me ajudaram muito.
    Beijão, seguindo seu blog.
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Waleska, tudo bem?
    Essas dicas são bons para os iniciantes e também para saber melhor o livro antes de comprar!
    Fique com Deus! - Doce Literário
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Comigo tá tudo ótimo, haha! Sim! Fica muito mais fácil escolher um livro para comprar se alguém já falou que ele combina com o seu perfil, né?
      Beijo!

      Excluir
  5. Oi, tudo bom?
    Demorei um pouquinho para aprender a fazer uma resenha apresentavel, tanto que estou até hoje pensando em modificar minha primeira rsrs adorei as dicas!
    Beijos!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo post de dicas e esse é de longe uns dos mais úteis! Não escrevo resenhas de livros no meu blog (apesar de amar livros), mas já procurei por boas resenhas sobre determinado livro e muitas vezes encontrei textos que não me esclareceram muito sobre a obra.
    Vim aqui pela primeira vez e já amei seu cantinho!
    Beijos

    http://ironicaadolescencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito boas as dicas, tenho certeza que serão úteis para muita gente. Só acrescentaria que é indispensável falar sobre os personagens, o romance e a escrita da autora!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiiii. Gostei bastante das dicas. E a melhor, é mesmo a prática. Quando leio minhas primeiras resenhas, tenho um troço. Mas elas evoluíram muito e isso é muito bom. E é aquela velha coisa. Você não pode simplesmente dizer que gostou ou não; precisa dizer porque. Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acho que você citou todos os pontos necessários para uma boa resenha. As minhas são bastante sinceras, e é uma pena que algumas pessoas não gostem disso, principalmente quando se trata de parcerias com autores.

    O melhor é quando recebo comentários de quem já leu o livro que resenhei, e a pessoa diz que ao fazer a sinopse, fui fiel ao que é retratado no livro. <3
    http://dustyreliquary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que nunca passei por aqui. Adorei o layout do seu blog, é lindo. E a dica é super legal, eu faço muitas resenhas na faculdade haha Muito obrigada por comentar no meu Blog <3

    Viu, vou fazer Intercâmbio !!!

    Se quiser acompanhar: www.nataliakimie.blogspot.com
    Beijos,
    Natália

    ResponderExcluir
  11. Oi Wal, tudo bem?

    Adorei seu post! Eu fiz um semelhante há uns bons meses e lembro que ajudou muita gente, o seu vai ajudar ainda mais. No começo do blog, sempre rola aquela dúvida: Como fazer uma boa resenha?
    Ótimo post!

    Beijos
    http://www.carolice.com/

    ResponderExcluir
  12. Muito boas as dicas!! Pra quem tá começando com blog agora, super útil!! Adorei :)

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Waleska
    Bom, no blog que eu escrevo eu não preciso fazer resenhas (elas ficam por responsabilidade do dono do blog), mas achei as dicas sensacionais. Se um dia eu precisar fazer resenhas, virei aqui neste post novamente e relerei suas dicas. ;)
    Sucesso no blog, abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir