09 março 2015

Resenha: Gone, de Michael Grant



Sabe aquele livro que, apesar de você não esperar nada, te surpreende e se torna um dos seus favoritos? Esse foi Gone: um livro para não deixar nem um só forninho de pé.

A história se passa em Praia Perdida, e começa quando, de repente, todas as pessoas com idade acima de 15 anos simplesmente somem. Crianças e adolescentes são os únicos que restaram. Nenhum adulto. Nenhum professor, policial, médico ou responsável. Como se isso não fosse o suficiente, logo as crianças descobrem que não podem sair dali ou pedir ajuda pois eles estão presos dentro de paredes de tamanho gigantesco, que circundam os limites da cidade. O caos se instala: a comida começa a ficar escassa, as crianças pequenas estão abandonadas a sua própria sorte, além dos animais um tanto quanto estranhos que começam a aparecer aqui e ali. É uma questão de tempo até que comecem as disputas e que as crianças tenham que aprender a sobreviver. É uma questão de tempo até que percam sua humanidade.

Editora: Galera Record | Ano de lançamento: 2010 | Páginas: 576

O livro é uma ficção que mistura alguns elementos já conhecidos pelos leitores de ficção científica e distopias (convenhamos, você deve ter lembrado de pelo menos de um livro quando leu sobre o que trata o livro), o seu diferencial é justamente a forma como junta tudo isso. Cada coisa tem o seu lugar e tudo é realmente bem amarrado, a história não se perde e não tem furos, o que é realmente impressionante visto que são tantos detalhes para "dar cabo". A cereja do bolo é algo que é descoberto no meio do livro e que muda a história completamente, mas que eu não posso falar porque é spoiler então vocês vão ter que confiar em mim quando digo que vale muito a pena. Eu fiquei com muito medo de confundir as coisas (o que geralmente faço) e acabar não entendendo o livro, mas o autor sabe muito bem como contar histórias, e o excesso de informações não foi um incômodo. 

Apesar de serem crianças, os personagens são bem maduros e eles são um ponto muito forte da história. Cada um com uma personalidade diferente e única, com suas características bem definidas mas, ao mesmo tempo, com alguns problemas de se esperar. Você chora de pena de algum vilão mas você também fica com muita raiva dos mocinhos, exatamente assim.

Geralmente fico muito irritada quando algum menino fica admirando a beleza de alguma menina enquanto o mundo está um caos ao seu redor. A melhor coisa foi que, sempre que isso acontecia no livro, o próprio personagem se repreendia e voltava ao que estava fazendo. Quis compartilhar isso porque achei sensacional. Um outro pronto forte do livro foi a contagem regressiva no começo de cada capítulo (foto abaixo), esse formato de começo de capítulo me deixa muito ansiosa e descobrir para o que é aquilo é a melhor parte. Além de tudo isso, o livro é tão intenso que, por mais que eu contasse mil spoilers para vocês, ainda sobrariam coisas para surpreender.


A obra foi muito completa. Não há espaços para enrolação, sempre está acontecendo alguma coisa e o que está acontecendo sempre influenciará o desenrolar da história, de forma que não é descartável. Se você gosta de distopias ou ficção científica tem que dar uma chance para Gone.
Definitivamente, um livro que te faz querer ler a continuação, que é o que pretendo fazer em breve!

4 comentários:

  1. Oi tdo bem?
    Acho super interessante esse tipo de historia que deixa uma galera longe da sociedade e sem recursos e elas tem que se virar com que tem, mais interessante ainda é fazer isso com crianças, essa por exemplo me lembrou bastante uma mistura de Mazer Runner e Under the dome. Fiquei bastante curioso pra saber o que se desenrolara dai

    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante o livro, a resenha me deixou muito curioso e alias, já li grandes youtubers literários recomendando esse livro e eu fiquei mais curioso! Parece ser uma distopia bem diferente e nova! Parabéns pela resenha!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Waleska,

    Não conhecia o livro e nem o autor, a sinopse me deixou interessado e sua resenha me deixou bem curioso, vai com certeza para a minha lista de desejados, parabéns pelo blog, já estou seguindo, obrigado pela visita no blog, se gostar siga-nos e tem resenha nova lá....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu sempre tive curiosidade pra ler esse livro, mas nunca fiquei com vontade realmente de ler...mas a sua resenha deu um up nela, Waleska!
    Beijão,

    Flá

    ResponderExcluir